Método Pilates

Hello!! Vocês pediram e aqui estou eu com um post super especial tratando sobre o Método Pilates, criado por Joseph Pilates e originalmente chamado de Contrologia.

Separei algumas das principais dúvidas e convidei minha querida professora Keli Oliveira, para nos ajudar com essas questões. A Keli tem formação em Educação Física pela Universidade de São Paulo UNIP, se formou em Pilates Studio e Mat Pilates pela escola de Formação Liberty Pilates e está cursando Pós Graduação em Método Pilates: Prescrição do exercício, ou seja, manja tudo sobre Pilates e com certeza vai poder nos ajudar!

Vamos às dúvidas e perguntas mais comuns.

Quais são os princípios do Pilates?
São 5 princípios:
1 –Respiração; inspira pelo nariz e expira pela boca, a expiração profunda pode ajudar na ativação dos músculos mais profundos especialmente o transverso abdominal.
2- Posicionamento da pelve; a pelve quando na posição neutra apresenta uma curvatura lordótica normal na coluna lombar, a posição imprint é uma leve inclinação posterior da pelve com uma leve flexão da lombar.
3- Posicionamento da caixa torácica; a parede abdominal se insere nas ultimas costelas o aluno tem que ter a consciência de manter a ativação abdominal e não deixar as costelas se abrirem.
4- Estabilização e movimentação da cintura escapular; a escapula não apresenta nenhuma ligação com a caixa torácica e nem com a coluna, ela promove a mobilidade dos membros superiores que deve ser compensada com a estabilidades, é importante controlar o movimento e equilibrar as forças dos músculos em volta das escapulas.
5- Posicionamento da cabeça e da coluna cervical; a coluna cervical deve manter sua curvatura natural e o crânio deve estar equilibrado diretamente em cima dos ombros deitado ou em pé. O próprio Joseph Pilates criou os princípios, mas, ao longo do tempo, com os estudos avançados, foram comprovados que algumas posições da coluna poderiam trazer malefícios aos praticantes do Pilates e foi se criado a posição da coluna neutra e o imprint (citada acima).

Por que o Pilates é diferente dos outros exercícios?
O Pilates se torna diferente dos demais exercícios por trazer concentração, fluidez e amplitude de movimento, é tratado também como uma reeducação postural e tratamento de dores ou patologias lombares, e por trabalhar contra a resistência das molas e a carga do próprio corpo do aluno.

Quais são os principais aparelhos do Pilates Studio e por que eles parecem máquinas de tortura? São 4 aparelhos no Pilates: Cadillac, Reformer, Barrel e a Cadeira Combo (Chair) Hahaha aparelhos de tortura é ótimo…rsrs…É só o medo dos alunos quando entram em um studio de Pilates e veem os aparelhos, totalmente diferente de uma sala de musculação rsrs Graças ao nosso querido Joseph que era um gênio e usou os moveis de sua própria casa para criar estas maravilhas. rs
Aparelhos

Quais os benefícios do Pilates? O que devo esperar?
O Pilates promove uma amplitude de movimento proporciona fortalecimento muscular melhoria na flexibilidade, o professor deve trabalhar em cima do que o seu aluno procura e assim atingindo suas expectativas você pode esperar a melhoria do seu desempenho conforme as aulas aplicadas e o avanço dos exercícios conforme as suas dificuldades.

Para quem o Pilates é indicado? Crianças, gestantes e pessoas com problemas crônicos podem se beneficiar do Pilates?
O Pilates é indicado para todas estas pessoas somente não é indicado para pessoas hipertensas e problemas cardíacos pois ele trabalha com bastante isometria e pode trazer um aumento da pressão arterial, o professor deve ser informado sobre os problemas do aluno para planejar uma aula de acordo com o grau de patologia, todas as pessoas citadas acima pode se beneficiar do Pilates.

Quantas vezes por semana devo fazer Pilates?
O Pilates é indicado de 2 a 3 vezes na semana, mais que isto é exagero da pessoa pois em uma aula deve se trabalhar todo o grupo muscular do corpo e com um intervalo de descanso de 24hs para ter um desempenho melhor da musculatura, 1 x na semana é pouco mas já é melhor que nada.

Quero fazer Pilates! Como faço para saber se o local é confiável?
Aconselho você a marcar aulas experimentais em lugares diferentes para comparar a qualidade das aulas e do lugar, sempre procure lugar com certificação e regularizado.

INSTAGRAM

Aproveitando o post, resolvemos tratar também sobre alguns pontinhos polêmicos do Pilates…Rs. Com certeza, você já ouviu alguém desdenhando o Pilates e dizendo: “Pilates é só um alongamentozinho”, ou “Pilates é coisa para quem está doente e debilitado”…
Para acabar de uma vez por todas com esses preconceitos, vejam os Mitos e Verdades sobre o Pilates.

1 pilates fisioterapeuta
As pessoas aptas a trabalhar com Pilates são aquelas cujo a formação seja em Educação Física, Fisioterapeuta e Dança pois todos estudam a anatomia do corpo suas origens e inserções musculares, o aluno não precisa ter preconceito com a graduação do professor e sim se ele tem a formação em Pilates para poder trabalhar.

1 pilates perder peso
O Pilates não emagrece pois ele não trabalha com aumento de frequência cardíaca, o professor deve deixar bem claro isto para o aluno assim o aluno não será enganado quando fizer a matricula.

pilates mudar medidas
Devido ao fortalecimento muscular você consegue reduzir as medidas transformando gordura em músculo.

1 pilates alongamento
O Pilates é uma mistura de fortalecimento e alongamento, quem acha que o Pilates é só alongamento está enganado, pois ele trabalha muito equilíbrio e força muscular.

pilates equilibrio
Sim, alguns exercícios exigem muito da concentração do aluno por exigir um movimento equilibrado.

pilates quem faz musculação
O Pilates traz uma consciência corporal que o aluno levará para as outras atividades físicas e assim a execução do movimento será mais eficiente, a musculação será um ótimo complemento para a pessoa que já faz o Pilates.

E aí, quem se animou???

Deixo as redes sociais da professora Keli aqui embaixo, para quem quiser entrar em contato com ela.

prof keli

Facebook

Instagram

Espero que tenham gostado do assunto e qualquer dúvida, é só deixar nos comentários!

Beijos, Pri

Testei Fritadeira sem óleo – Philco Air Fry Saúde

Hello!

Gentem, 2013 nos rendeu um produto que eu e meu marido estavamos querendo já fazia um tempo, uma Fritadeira que não precisa de óleo para fritar.

Direto eu via aquela propaganda enorme da fritadeira sem óleo da Philips Walita e ficava com vontade de saber se realmente o gosto ficava parecido, até que um dia fui visitar minha avó lá no interior e adivinhem-Ela tinha a bendita máquina! Uma das comidinhas que mais gosto que minha avó faça quando eu vou a casa dela é aquele clássico brasileiro: arroz, feijão, bife e batata frita (NA CASA DA VOVÓ PODE TUDO!) e então ela cozinhou esse PF da vovó para nós, mas dessa vez usou a fritadeira para fazer a batata frita. Amamos o resultado e desde então ficamos com vontade de testar outras comidinhas lá na panela/máquina/fritadeira/trambolho/benção/maldição/chame como quiser…

OK, mas voltando à compra, a fritadeira sem óleo mais conhecida é a da Philips Walita da Polishop, mas a bonita custa em torno de R$1000,00 e minha lombriga não vale tudo isso. Rs… Resolvemos procurar se existiam outras marcas com a mesma proposta e encontramos as Fritadeiras da Mondial e da Philco, demos uma pesquisada e vimos que a maneira como elas funcionavam era bem semelhante, então arriscamos. Compramos a fritadeira da Philco na loja física do Extra aqui em São Paulo por R$499,00.

fritadeira sem óleo 2

O vídeo mostra nosso primeiro teste.

Bom, e nossa opinião sobre o produto? Aí vai.

Gostamos bastante da proposta e com certeza mata a lombriga de comer coisinhas fritas. Eu sou daquelas que AMA batata frita (quem assistiu esse vídeo aqui já sabe disso), PORÉM, CONTUDO, ENTRETANTO, TODAVIA é raro eu me dar ao luxo de comer batata frita (pouquíssimas vezes ao ano), pois é um carboidrato mergulhado no óleo, vai direto pro quadril, sem fazer digestão, gente… Rs. Não pódji.

Nós notamos que as coisas congeladas ficam praticamente idênticas às fritas, por exemplo: batata smile, nuggets, salgadinhos, batata palito congelada… SÉRIO. Fica igual e nos dias de lombriga você não precisará apelar para coisas mergulhadas no óleo e entupir suas veias.

fritadeira sem óleo 1

Agora, a máquina não nos serviu apenas para matar lombrigas gordas, deu para fazer chips de batata doce, abobrinha sequinha (ficou muito bom), cebola, … Basta ter imaginação e ir testando. Até mesmo receitas que vão ao forno podem ser feitas na Fritadeira.

Empolguei e escrevi demais neste post, né?! A dica do dia é essa- se estava na dúvida sobre essas máquinas, pode comprar que vale a pena. Se ficou com vontade, faça um esforço, junte um dinheirinho e invista. Não vai se arrepender. Só tome cuidado para não querer comer batata “frita” todo dia, OK? Tudo o que é excessivo é lesivo.

Beijos, amores.

Pri

OBS: Não estou sendo paga para falar sobre esse produto. São nossas sinceras opiniões a respeito dele. 🙂

OBS2: Me siga no Instagram, pois vira e mexe eu coloco foto de comidinhas feitas na máquina por lá.

2014 – Um ano de alegria e gratidão

Hello!

Quando um Ano Novo está para chegar, nos vemos pensando em objetivos, resoluções, metas e inúmeras coisas que gostaríamos que acontecessem no ano que se inicia, não é mesmo?

Essas cobranças que nos fazemos acabam sendo tão pesadas e restritas que muitas vezes não conseguimos cumprir e acabamos nos decepcionando. Então, deixando de lado essas cobranças e decepções todas, que tal iniciar o ano com uma proposta diferente?

Ao invés de focarmos em um milhão de metas, que tal passarmos 2014 nos lembrando e sendo gratos pelas coisas boas (grandes e pequenas) que nos acontecem todos os dias?

No dia 1º de Janeiro de 2014, comece a escrever tudo de bom que acontece em um pequeno pedaço de papel:

  • Alegrias do dia-a-dia
  • Presentinhos surpresa
  • Belezas da Natureza
  • Abraços
  • Festas divertidas
  • Exercícios revigorantes
  • Novas Amizades
  • Filmes emocionantes
  • Benção e milagres
  • Músicas inspiradoras
  • Comidas gostosas
  • Momentos gargalhada

É possível ver alegria e beleza em pequenas coisas todos os dias e a lista é LONGA! Então a criatividade fica com você! 😉

“OK, Pri, mas o que eu vou fazer com esses pedacinhos de papel?”

Você irá deixar tudo guardadinho em algum lugar e só irá ler novamente no dia 31 de Dezembro de 2014! Serão muitas coisas para ser grato ao longo de um ano! Você vai ver!

Veja lugares legais para guardar os pedacinhos de papel com suas alegrias.

Cofrinhos Imaginarium

pt0082azy_cofre_doce_cupcake_azul_kb1

pt0102czy_cofre_de_seguranca_cinza_mb1

 

Potinhos de vidro (geléia, maionese, etc) decorados

family-conversation-starters-605x321
Fonte: Little Miss Momma

Party Favor Jars

Fonte: The Junk Revival

Caixinhas decoradas fofas

6a00d8341c3afb53ef0120a5f1b487970b
Fonte: Dolly’s Dreamings

154963_427055290701524_1614300348_n
Fonte: Cacá JM Artesanatos

As idéias são várias, agora é só esperar 2014 chegar para você já começar a escrever suas alegrias do Ano.

DSC04334-Editar

Um beijo,

Pri